CFR-PTN

Pedagogia da Alternância

 

Desde sua criação, a Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) adotou como metodologia de trabalho a Pedagogia da Alternância, que consiste na construção do processo educacional em espaços e tempos diferenciados, abrangendo os aspectos humanitário, social, ético e ambiental.

 

Na CFR-PTN, intitula-se como alternância um período de três semanas de atividades. No tempo escola – o(a) jovem permanece na instituição de ensino em período integral, com aulas teóricas e práticas. No tempo comunidade – o(a) jovem desenvolve o plano de estudo, aplica os conhecimentos adquiridos na propriedade da família e é estimulado(a) a compartilhar o aprendizado com sua comunidade.

Educação pelo Trabalho

Com foco na formação contextualizada e tendo como princípio a educação pelo trabalho, a Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) apoia o(a) jovem na implantação de Projetos Educativo-Produtivos (PEPs). Na prática, as atividades realizadas nos PEPs – módulos de até 2 hectares de uma determinada cultura – estimulam o desenvolvimento de competências aplicadas à agricultura.

 

Com auxílio direto da unidade-família, sobretudo no que diz respeito à mão de obra, e o acompanhamento técnico dos monitores e assistentes educadores para uma produção com qualidade, o(a) jovem coloca em prática nas áreas produtivas os conhecimentos adquiridos na escola. Além disso, os PEPs também proporcionam ampliação de renda da unidade-família do(a) jovem a partir da comercialização da produção.

 

A iniciativa do PEP é mais uma forma da CFR-PTN contribuir no fortalecimento de uma nova geração de produtores rurais, orientados a partir das boas práticas de agricultura.

Ações Multiplicadoras

 

Ao ingressar na Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), o(a) jovem é estimulado(a) a exercer seu protagonismo e compartilhar o conhecimento produzido durante a formação escolar com sua unidade-família e sua comunidade. O(a) jovem, como agente de transformação local, difunde o saber, sobretudo por meio de seminários rurais, palestras e dias de campo.

 

A troca de conhecimentos gerada nas ações enriquece o processo educacional, estabelece maior conexão do jovem com sua comunidade e impulsiona o desenvolvimento local, uma vez que propaga novas tecnologias e promove a educação ambiental nas comunidades.

Resultados

Principais Indicadores 2020

128

Alunos matriculados

252

Projetos Educativo-Produtivos

74

Comunidades beneficiadas

5

Municípios atendidos

1.815,57

Renda média mensal por unidade-família, em processo de faturamento

137

Ações multiplicadoras e dias de campo com mobilização de  6.000 pessoas

Depoimentos

“Estudar na CFR-PTN é uma grande satisfação. É gratificante saber que acreditam no meu potencial. ”

Larissa de Jesus, turma 15.

“A CFR-PTN vem fazendo a diferença na vida dos jovens em formação e nas comunidades da área de atuação. Desconheço outra instituição que desempenha tão bem o papel que a escola desenvolve. ”

Bruno Santana, turma 14.

“Meu sonho é ser uma engenheira agrônoma. Quero trazer mais informações para minha família e para a comunidade, ajudar a melhorar a qualidade de quem mora aqui”.

Mairí dos Santos, turma 16.

“Minha perspectiva de futuro é cursar uma faculdade, adquirir mais conhecimentos e permanecer no campo, com boa qualidade de vida.  Pretendo também continuar com o projeto de hortaliças e ter um estabelecimento comercial, desejo antigo que não é só meu, mas também dos meus pais. ”

Wandyla Teles, turma 13.

“Meu maior sonho é me formar e trabalhar para oferecer uma vida melhor para minha família. Quero ser uma referência e levar todos os conhecimentos adquiridos na Casa Familiar para outros pequenos agricultores. ”

Bruno Silva, turma 16.

"Na minha escola, vi uma forma de poder continuar trabalhando no campo, que é o que gosto. Meu sonho é me formar em técnico em Agropecuária e viver na zona rural. Vou estudar cada vez mais e me empenhar completamente na agricultura.”

Bruno Santos, turma 15.

“Eu pretendo continuar na agricultura quando me formar. Quero aumentar a renda da minha casa e crescer cada dia mais. É importante investir no crescimento do campo. Esse será meu melhor caminho para seguir.”

Siel Silva, turma 13.

“Quis entrar na CFR-PTN porque estou em busca de um futuro melhor. Além disso, já tinha um interesse grande em agropecuária. Meus pais sempre me apoiaram nessa escolha. ” Elisabete

Sousa, turma 14

Contato

Enviando formulário…

O servidor encontrou um erro.

Formulário recebido.

Tel.: 73 98157-6745

cfrptn@cfr.org.br

 

Fazenda Novo Horizonte

BR101 / Km 315 /Moenda

Presidente Tancredo Neves - BA