CFR-PTN

Casa Familiar Rural

 

A Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) é uma instituição de educação profissional fundada em 2002, que oferece formação de qualidade a jovens de 14 a 18 anos, residentes na zona rural e filhos de agricultores, e tem como propósito estimular-lhes a permanência no campo e na agricultura familiar, com qualidade de vida.

 

Formada por uma associação de pais, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), a CFR-PTN está localizada na Fazenda Novo Horizonte, BR 101, Km 315, no município de Presidente Tancredo Neves (BA).

 

Em 2009, a instituição de ensino foi autorizada pelo Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA) a oferecer o curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio.  Já em 2015, a CFR-PTN passou a integrar a Rede de Escolas Associadas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Ainda no mesmo ano, a Fundação Banco do Brasil (FBB) certificou o modelo educacional da escola como tecnologia social.

Missão

Promover a educação profissional de qualidade a jovens agricultores, estimulando sua permanência no campo, com foco na agricultura familiar.

Visão

Ser referência em geração de conhecimento e desenvolvimento sustentável aplicados ao campo.

Valores

  • Desenvolvimento integrado e sustentável por meio da Pedagogia da Alternância
  • Incentivo ao protagonismo comunitário juvenil
  • Fomento da Educação pelo Trabalho
  • Espírito de Servir
  • Respeito às diferenças, compromisso com a ética e a transparência

Linha do Tempo

2003

Implantação do Campo Demonstrativo e Tecnológico de Mandioca e Fruticultura (CDTMF) em parceria com a Embrapa.

2008

Formalização da parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) do município de Presidente Tancredo Neves (BA).

2010

Inauguração do Centro Vocacional Tecnológico Territorial (CVTT), unidade laboratorial de ensino.

2014

A CFR-PTN recebeu apoio do programa social Criança Esperança.

2016

A CFR-PTN foi homenageada pelo Centro Nacional de Pesquisa de Mandioca e Fruticultura da Embrapa pelos trabalhos relevantes realizados.

 

2018

Inserção no Programa Eco-Escolas, iniciativa que visa fortalecer as ações ambientais e estimular o desenvolvimento sustentável.

2002

Criação da CFR-PTN.

2005

Realização do 1º Encontro de Desenvolvimento de Empresários (PDE).

2009

Certificação do Conselho Estadual de Educação da Bahia autorizando a oferta do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio.

2013

Implantação do Condomínio Agrícola Eliane Oliveira, unidade produtiva do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

2015

A CFR-PTN passou a integrar o Programa de Escolas Associadas da Unesco e teve seu modelo educacional certificado com tecnologia social pela Fundação Banco do Brasil (FBB).

2017

Aniversário de 15 anos da CFR-PTN.

2020

Devido à pandemia da Covid-19, a escola adotou o sistema remoto como modelo de ensino.

PDCIS

 

Coordenado pela Fundação Norberto Odebrecht, o Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS) atua em 11 municípios, essencialmente rurais, do Baixo Sul da Bahia.

 

Com ações simultaneamente em seis frentes: Coesão e Mobilização Social, Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Conservação Ambiental, Cidadania e Governança, e Educação para o Desenvolvimento Sustentável, o PDCIS busca transformar social, econômica e ambientalmente as condições de vida das pessoas, tendo o jovem como elo fundamental para fomentar essa mudança.

 

Em conjunto com instituições parceiras, o PDCIS apoia iniciativas como a Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves.  Desde sua criação, a unidade de ensino integra o programa e recebe incentivos para o desenvolvimento das atividades.

Reconhecimentos

Estratégia ODS

 A CFR-PTN passou a fazer parte da Estratégia ODS, coalisão que reúne organizações representativas com o objetivo de ampliar, qualificar o debate e propor meios efetivos para implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil.

Programa de Escolas Associadas da Unesco (PEA-UNESCO)

 

Em 2015, a Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) passou a integrar o Programa de Escolas Associadas da Unesco (PEA - UNESCO).

Certificação da Fundação Banco do Brasil (FBB)

 

Ainda em 2015, a Fundação Banco do Brasil (FBB) certificou o modelo educacional da CFR-PTN como tecnologia social com impactos socioeducacionais comprovados.

Centro Nacional de Pesquisa de Mandioca e Fruticultura da Embrapa

 

Já em 2016, a CFR-PTN foi homenageada pelo Centro Nacional de Pesquisa de Mandioca e Fruticultura da Embrapa pelos trabalhos relevantes realizados durante mais de uma década de parceria.

Programa Eco-Escolas

 

Em 2018, a CFR-PTN passou a integrar o Programa Eco-Escolas, com o propósito de fortalecer as ações ambientais desenvolvidas pela comunidade escolar.

Prêmio Juventude Rural Inovadora na América Latina e no Caribe

 

Projeto Formação de Jovens Futuros Empresários Rurais da Agricultura Familiar, desenvolvido pela CFR-PTN, foi finalista do Prêmio na categoria Educação.

Equipe Gestora

Presidente

Noeme Fonseca dos Santos

 

Diretor

Thales Lage Lima

Coord. Administrativo Financeiro

Valquírio Nunes

Assessora Pedagógica

Fabiana dos Santos Barreto

Conselhos

Conselho Deliberativo

 

Noeme Fonseca dos Santos | Presidente

Antonia Queiroz de Santana Silva | Vice-Presidente

Francisco Xavier de Souza Santos| Conselheiro

Valdete Souza dos Santos | Conselheira

Alandelon Silva Santos | Conselheiro

 

Conselho Fiscal

 

Jucilene Rodrigues de Jesus | Titular

Nilzete Queiroz de Santana Souza | Titular

Ademilton Vieira dos Santos | Titular

Jose Carlos dos Santos Gomes |  Suplente

Nilzete Coelho Amaral | Suplente

Eliana Oliveira de Sousa | Suplente

 

Contato

Enviando formulário…

O servidor encontrou um erro.

Formulário recebido.

Tel.: 73 98157-6745

cfrptn@cfr.org.br

 

Fazenda Novo Horizonte

BR101 / Km 315 /Moenda

Presidente Tancredo Neves - BA